Manutenção e instalação eletroeletrônica, industrial e residencial, manutenção e instalação de ar condicionado, administração de condomínios, suprimentos e serviços gerais.

Apostilas GP Serviços

logo_transp

O que a sua precisa?

Somos especialistas em estudar, projetar, executar serviços de campo, gerenciar e prestar serviços de consultoria em eletricidade.
Com isso, conseguimos gerar inúmeros benefícios para você e para a sua empresa. Conheça os principais:

Rua Euclides da Cunha, 410 – Apto. 102. CEP. 35162-364 – Cidade Nobre – Ipatinga/MG.

(31) 3822-1550   (31) 99988-0131 (whatsapp)

Ser referência na área de engenharia por meio dos serviços executados sempre visando a exatidão e o compromisso com clientes e colaboradores. 

O conteúdo dos textos deste site é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 – Lei de direitos autorais.

Site Desenvolvido por Web Clicks Cloud Jelastic – CNPJ: 29.880.872/0001-73 | Todos os Direitos reservados a GP Serviços Engenharia.

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS RESIDENCIAIS

Um bom projeto de uma instalação elétrica residencial, começa com a escolha do profissional que vai fazer a instalação. Deve ser um profissional qualificado que garanta os serviços executados, observando as normas nacionais vigentes.O levantamento das potências necessárias para uma instalação elétrica residencial é feito com base na quantidade de pontos de luz e tomadas que serão instaladas na residência, levantando-se o total de cargas e consequentemente a potência total para a instalação, de acordo com a NBR 5410 de 2004 item 9.5.2

CIRCUITOS DE CORRENTE
ALTERNADA

Enquanto nos circuitos de corrente contínua o fluxo de elétrons flui no mesmo sentido, nos circuitos de corrente alternada o fluxo flui ora em um sentido ora no outro em intervalos de tempos regulares. Nesta apostila é analisado o comportamento corrente e tensão elétrica nos circuitos puramente resistivos, indutivos e capacitivos, com a utilização de exemplos diversos (exercícios de fixação) para fixação do assunto.

ELETRICIDADE

A palavra eletricidade tem sua origem numa palavra grega usada para designar o âmbar, resina fóssea. O âmbar (ELEKTRON) possuía uma característica de atrair pequenos pedaços de materiais quando friccionados. O desempenho do técnico eletricista depende fundamentalmente do seu conhecimento sobre eletricidade, dos princípios básicos aplicados, da tecnologia para a fabricação dos materiais empregados e suas características técnicas. Para isso, o comportamento da resistência, tensão, corrente e potência elétrica nos circuitos deve ser rigorosamente conhecido, uma vez que tais características elétricas representam a base do conhecimento em eletricidade. Nesta apostila, aborda-se toda a teoria sobre o assunto, com a aplicação de exercícios diversos de fixação.

ANÁLISE DE CIRCUITOS ELÉTRICOS

Nesta apostila são abordadas as formas técnicas para análise dos circuitos elétricos tipo série, paralelo e misto. São utilizados exemplos diversos para elucidação da teoria apresentada. Dá-se ênfase à aplicação das Leis de Kirchhoff, sistemas equivalentes em delta e estrela, teoria da superposição e Ponte de Weatstone.

ELETRÔNICA ANALÓGICA DIGITAL

Eletrônica é o ramo da ciência que estuda uso de circuitos formados por componentes elétricos e eletrônicos, com o objetivo principal de transformar, transmitir, processar e armazenar energia, utilizando a eletrônica de potência. Neste volume são abordados os assuntos referente  a eletrônica analógica que trata dos semicondutores no estado sólido, com a utilização de componentes como diodo, transistores, válvulas etc.  Os diodos e transistores são tratados com profundidade na apostila, dada a sua grande aplicação nos circuitos eletrônicos. Toda a teoria desses componentes é analisada, como tipos comuns mais encontrados no mercado, aproximações de um diodo, cálculos de corrente nos circuitos eletrônicos, reta de carga, ponto de saturação e corte, retificadores de meia onda e onda completa, multiplicadores e dobradores de tensão, filtro capacitivo, reguladores de tensão, transistor bipolar, ganho e corrente em um transistor, curva característica dos diodos e transistores, configurações etc.

FUNDAMENTOS DE MÁQUINAS E COMANDOS

As máquinas elétricas podem ser rotativas ou estacionárias. Máquinas rotativas são aquelas projetadas para converter energia mecânica em energia elétrica ou vice – versa, por meio de fenômenos consolidados pelas leis fundamentais da eletricidade e do eletromagnetismo. São consideradas máquinas elétricas rotativas os geradores e motores elétricos, enquanto os transformadores são classificados como máquinas estáticas e estacionárias.

Nesta apostila são abordados tópicos como geração e produção de energia elétrica, princípios sobre geradores e motores elétricos, gerador de corrente contínua e corrente alternada, fator de potência, motores de corrente alternada síncrono e assíncrono, campo magnético girante, tipo de rotor, torque etc.

GERAÇÃO, TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

Para que haja a geração de energia elétrica é necessário uma energia mecânica capaz de fazer mover o eixo das turbinas, acoplados aos rotores dos geradores. A energia gerada pelos geradores das usinas antes de serem transmitidas são elevadas a altas tensões através de transformadores elevadores . As tensões usuais de transmissão são 69, 88, 138, 240, 440, 500 e 750KV. Essa elevação de tensão é necessária tendo em vista as perdas normalmente ocorridas nas transmissões de longa distância, o que pode ser reduzido com a diminuição da corrente elétrica e os níveis de perdas de joules. A energia gerada é então transmitida para as subestações, onde a tensão é abaixada para níveis de distribuição, como 11,9/13,8/23KV. A partir daí a tensão é distribuída para os centros consumidores através de outros transformadores  que baixam os níveis de tensão para 127/220/380/440V, para consumo residencial e industrial. Basicamente, o sistema compõe-se dos seguintes processos: geração, transformação, transmissão, sub-transmissão e distribuição.

MÁQUINAS ELÉTRICAS DE CORRENTE CONTÍNUA

As bobinas da armadura de qualquer gerador produzem sempre corrente alternada –CA. A tensão alternada gerada é transferida para a carga externa através de anéis

e escovas, componentes elétricos de gerador. Um gerador pode ser excitado por fonte externa, ou auto-excitado através da utilização de um circuito série, circuito de

derivação ou circuito composto O motor é uma máquina que transforma energia elétrica em energia mecânica. Podem ser de corrente alternada – CA, ou de corrente contínua – CC. Os motores de CC se dividem em três tipos básicos: Motor Série, derivação ou composto.

MÁQUINAS ELÉTRICAS ESTÁTICAS OU ESTACIONÁRIAS

Os transformadores se caracterizam como máquina elétrica por utilizar o princípio da indução eletromagnética para transformar o valor da energia recebida em outros valores, de acordo com os níveis de tensão necessários para o atendimento das demandas. Todos os transformadores são baseados na lei de indução eletromagnética desenvolvida pelo cientista Michael Faraday, segundo a qual um campo magnético variável produz uma força eletromotriz – fem, fazendo com que seus valores possam ser alterados do primário para o secundário da máquina, permitindo assim, a utilização dos chamados transformadores elevadores, abaixadores e de isolação.

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
INDUSTRIAIS

As instalações elétricas industriais, se denominam como um dos campos mais importante de uma indústria, pois a mesma desempenha um papel fundamental de fornecer energia para o seu funcionamento. A maioria das grandes indústrias, principalmente as de fabricação de produtos, necessita de grande quantidade de energia para realizar o seu trabalho. Para receber estas elevadas quantidades de energia, é necessário que se faça uma preparação e adequação do ambiente o qual receberá a mesma. Contudo, existem recomendações e normas técnicas (ABNT) e NR-10 que estabelecem padrões para a utilização e consumo de pequenas e grandes quantidades de energia, trazendo para os consumidores mais segurança e qualidade no serviço.