Manutenção e instalação eletroeletrônica, industrial e residencial, manutenção e instalação de ar condicionado, administração de condomínios, suprimentos e serviços gerais.

Breve Análise dos resultados das Eleições 2020

Os resultados das eleições de 2020, apresentaram números interessantes e significativos. O vereador mais votado do país é Eduardo Suplicy do PT de São Paulo com 167.552 votos. O mais jovem é Carmelo Neto, de 19 anos, militante do Partido Republicano de Fortaleza no CE, eleito com 8.527 votos. Foram eleitos também três prefeitos com 21 anos de idade: Fernando Cavalcante do MDB de Alagoas com 54,52% dos votos, Paulo Henrique do PP do RN com 51,01% dos votos e Ricardo Maia do PSD da Bahia com 49,27% dos votos.

Outro resultado relevante dessas eleições, foi a representatividade do sexo feminino que alcançou o índice de 33,6% dos eleitos, demonstrando mais uma vez a participação cada vez maior da mulher inclusive na vida pública brasileira. Ao todo treze candidatos trans foram eleitos no país, destacando-se entre esses Duda Salabert do PDT de Belo horizonte e Linda Brasil do PSOL de Aracaju – SE. 

Em São Paulo foi eleita Erika Hilton do PSOL com 50.417 votos, primeira transexual negra eleita como vereadora da maior cidade do Brasil. No Rio de Janeiro elegeu-se a vereadora Mônica Benicio, viúva da vereadora Marielle Franco, negra e lésbica assassinada brutalmente em março de 2018. Um fator que contribuiu significativamente pela participação dos trans nesse pleito, foi a liberação para se apresentar com seus nomes sociais, substituindo aqueles que constam no registro de nascimento.

O pleito ocorreu normalmente, excetuando-se o atraso na divulgação dos resultados da apuração, informados algumas horas depois, em função de problemas de software no sistema nacional de apuração. Dois fatores devem ser considerados nesta eleição: a vontade do eleitor de eleger novos candidatos para vereadores e prefeitos e o alto índice de rejeição apontado nas urnas após a divulgação dos resultados, uma vez que, um grande número de candidatos se surpreendeu com a votação obtida muito inferior à esperada.

Com relação aos partidos políticos, a corda balançou para todos considerando o pleito anterior de 2016. Alguns ganharam municípios, outros perderam. É o caso do DEM, AVANTE é PP por exemplo, que aumentaram de 266, 12 e 495 para 459, 80 e 682 respectivamente. Outros perderam municípios, como por exemplo o MDB, PSDB e PSB que os reduziram de 1.035, 785 e 682 para 774, 512 e 495 respectivamente.  

Geraldo Ferreira da Paixão

Engenheiro e professor

E-mail: geraldoferreiradapaixao@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Recentes

Breve Análise dos resultados das Eleições 2020

Os resultados das eleições de 2020, apresentaram números interessantes e significativos. O vereador mais votado do país é Eduardo Suplicy do PT de São Paulo com …

Continue Lendo...

110 V ou 220 V? Por que regiões do Brasil têm padrões de tensão diferentes?

Há algumas semanas, parti da capital de São Paulo, onde moro, para ir ao casamento de um amigo em Florianópolis, Santa Catarina. Para a surpresa …

Continue Lendo...

Segurança em casa: especialista dá dicas sobre instalação elétrica residencial

Você já entrou em um cômodo no qual não havia um interruptor próximo à porta de acesso? Já dormiu em um quarto no qual não …

Continue Lendo...
logo_transp

O que a sua empresa precisa?

Somos especialistas em estudar, projetar, executar serviços de campo, gerenciar e prestar serviços de consultoria em eletricidade.
Com isso, conseguimos gerar inúmeros benefícios para você e para a sua empresa. Conheça os principais:

Rua Euclides da Cunha, 410 – Apto. 102. CEP. 35162-364 – Cidade Nobre – Ipatinga/MG.

(31) 3822-1550   (31) 99988-0131 (whatsapp)

Ser referência na área de engenharia por meio dos serviços executados sempre visando a exatidão e o compromisso com clientes e colaboradores. 

O conteúdo dos textos deste site é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 – Lei de direitos autorais.

Site Desenvolvido por Web Clicks Cloud Jelastic – CNPJ: 29.880.872/0001-73 | Todos os Direitos reservados a GP Serviços Engenharia.